HISTÓRIA DA ESCOLA PRIMEIROS PASSOS E ADRIANA BIANCO

HORA DO CONTO

A Hora do conto é uma atividade implantada na Escola Primeiros Passos pela sua Diretora proprietária Adriana Bianco e compreende um momento de interação das histórias dos livros com as crianças para criar magia e encantamento pela leitura, envolvendo escola, professores e alunos.

Com esta belíssima forma de aprendizado e transmissão de conhecimento iniciamos: A História da Escola Primeiros Passos e Adriana Bianco!

Era uma vez...

Uma menina de 16 anos que recém formada no curso de magistério na Escola Maria do Rosário Castaldi na Cidade de Londrina Paraná em 1996, na festa de formatura e encerramento do ano, recebeu um convite muito especial e que mudaria sua vida como num toque de mágica – ser proprietária do então Hotel para Bebês Primeiros Passos na Rua da Lapa, 88. Em seu coração ainda de menina, porém com garra de uma mulher guerreira e vencedora, surgiu a ideia de ser instrumento para o desenvolvimento infantil e apoio ao núcleo familiar.

Como todo começo difícil, a escola começou atendendo como hotel para bebês, com o objetivo de acolher as necessidades das mães que não tinham tempo para si mesmas e precisavam deixar suas crianças em algum local aconchegante, confiável e encantado. Nesta época as escolas, até então, não atendiam bebês ou crianças tão pequenas, mas com uma proposta inovadora de educação diferenciada, com muita responsabilidade, ludicidade, amor e carinho, este sonho foi se tornando uma realidade. O castelo desse sonho foi sendo transformado, com jogos, brinquedos, cores, formas, espaços criativos e o grande diferencial: com personagens profissionais envolvidos, criativos e dedicados.

Essa menina adolescente por meio do amor à Educação Infantil, com muita qualidade atendia às expectativas dos pais na forma de Hotelzinho, onde oferecia segurança, rotina diária de alimentação, brincadeiras, hora do conto, higiene e momento agradável do soninho. A decisão, então, de abrir um Berçário para atender crianças de 0 a 3 anos de idade, das 7h às 19h30min, foi consequência desse envolvimento tão amoroso e comprometido entre escola e nossa adolescente/mulher.

O berçário primava pela estimulação aos pequenos onde as primeiras palavras e os primeiros passos iam sendo registrados neste ambiente fantástico e acompanhados bem de perto pelas primeiras funcionárias sob a direção atenta de nossa Tia Adriana. Esse ambiente acolhedor proporcionou às famílias uma interação afetiva com a escola e, juntos, acompanharam os saltos de desenvolvimentos cognitivos, físicos, emocionais e sociais das crianças.

O tempo foi passando e conforme as crianças cresciam, nossa heroína foi se especializando até implantar turmas de Pré-Escola. Buscando sempre o melhor, estudando muito, lendo, pensando e projetando crescimento, a Tia Adriana mergulhou nas técnicas sócio construtivistas, onde cada atividade pedagógica era construída para o desenvolvimento integral da criança. Cada detalhe, cada momento, cada planejamento era desenvolvido pela equipe da diretora Adriana em forma de projetos para que todo o cotidiano das crianças fizesse parte de seu conhecimento e aprendizagem.

A vida pessoal e profissional de nossa jovem e o crescimento da estrutura escolar da Primeiros Passos se misturavam criando uma sinergia única. A vida das crianças que iniciavam na escola desde bebês e que estavam encantados com este cenário mágico suscitava mais uma etapa a ser vencida – a implantação do Ensino Fundamental. A Família Primeiros Passos, então, chegou aos tempos atuais com um ensino de qualidade, responsabilidade e amor para crianças do Berçário ao Fundamental – séries iniciais.

Sentimento de dever cumprido, sentimento de realização, sentimento de amor, sentimento de comprometimento e sentimento de excelência fizeram de nossa diretora Adriana Bianco um ícone na Educação de Londrina, e da Escola Primeiros Passos uma grande instituição de Ensino.

Enfim continuará sempre “Ensinando com Amor” como a uma verdadeira história sem fim...