A Escola Primeiros Passos tem como compromisso a construção do conhecimento e de valores éticos, através de três pilares que a sustentam, sendo eles: o respeito, o amor e a competência, princípios estes que possibilitam ao aluno tornar-se um indivíduo capaz de sonhar, criar e realizar.
       
O respeito constitui-se como o eixo norteador das relações interpessoais e pedagógicas, pois acreditamos que este deva se dar não só entre a comunidade escolar, mas também se estender às famílias e entre os profissionais que aqui trabalham. Acreditamos que ao adotarmos tal valor como eixo norteador, conseguimos relacioná-lo aos outros princípios fundamentais à formação de cada cidadão, a fim de dignificá-lo como pessoa humana, tornando-o um ser único e adulto responsável.

Já o amor, é um princípio que está fundamentalmente ligado a Educação Infantil, uma vez que é a ferramenta da qual nos utilizamos para a construção do conhecimento e da afetividade. A Competência, terceiro valor escolhido, deve ser entendido como o trabalho realizado com eficiência e eficácia, mesmo diante das dificuldades encontradas no cotidiano. Ao realizarmos um trabalho de respeito e amor consequentemente acreditamos que iremos obter o resultado esperado.


Dessa forma, todo o trabalho educativo realizado na Educação Infantil é agora estendido aos alunos do Ensino Fundamental e é realizado através da busca pela educação significativa, uma vez que a escola tem como princípio desenvolver as potencialidades de cada criança, levando sempre em consideração suas particularidades. Essa é a nossa missão!