Na Escola Primeiros Passos a Educação Infantil é estabelecida como a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças. Não dissocia a perspectiva do cuidar da perspectiva do educar, ou seja, além de estar atenta a todos os cuidados físicos, criam-se condições para o desenvolvimento cognitivo, cultural, simbólico, social e emocional.

Nesta etapa de escolarização, as crianças estabelecem diferentes tipos de interações. São sujeitos sociais, têm uma história, cultura, linguagem, e constroem conhecimento. Essa concepção de criança, como um indivíduo competente, é condição para o estabelecimento de uma proposta pedagógica que respeite seu protagonismo, permitindo assim que elas sejam ouvidas e reconhecidas.

As crianças podem e devem participar do coletivo da escola; ter espaço para agir; para opinar e participar da construção de todas as atividades, inclusive, de algumas regras e rotinas.

Desde bem pequenas, são capazes de expressar desejos, necessidades, conforto ou desconforto através de um simples olhar. Com isso, percebemos quando estão tristes, alegres, inseguras ou acolhidas. Nossa proposta pedagógica é a criação do maior número possível de metodologias, projetos e atividades que possibilitam o pleno desenvolvimento das crianças, levando em consideração a compreensão que elas têm de mundo. 

Desta forma, a Escola Primeiros Passos organiza o trabalho com as crianças permitindo que desenvolvam as competências estabelecidas nas Diretrizes Nacionais da Educação Infantil. A proposta para a Educação Infantil caracteriza-se, portanto, pelo respeito às diferenças e às necessidades indiviuais de cada criança.